estatuto LAHPP

03/07/2013 13:53

FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE ARAGUARI

 

 

LIGA ACADÊMICA DE HUMANIZAÇÃO

 

 

PLANTÃO DA PALHAÇADA

 

 

 

ARAGUARI/MG

2013

JUSTIFICATIVA

                    

 

Tratar de maneira descontraída conflitos e dificuldades vividas pelos pacientes sendo levado o relacionamento interpessoal mais dinâmico e efetivo. A transmissão de alegria traz para o ambiente de atuação da Liga Acadêmica de Humanização Plantão da Palhaçada um ganho em termos de relação humana e o melhoramento na qualidade de vida e de saúde.

A humanização tem estabelecido seu papel primordial no contexto hospitalar, mostrando-se essencial para a eficiência do tratamento e, porque não, do relacionamento profissional.

É com o intuito de poder melhorar o relacionamento, tanto entre profissionais, quanto entre profissionais/estudantes, pacientes e família (comunidade) envolvida que a Liga Acadêmica de Humanização – Plantão da Palhaçada acredita ser importante sua presença como Liga reconhecida pela Faculdade Presidente Antônio Carlos e com seu trabalho apoiado tanto pela IES e órgão representativos dos acadêmicos (DA e CLAM)

 

 

ESTATUTO

CAPÍTULO I

 

Da Denominação,Fundação,Sede,Filiação e Duração

 

Artigo1º- A Liga Acadêmica de Humanização Plantão da Palhaçada (LAHPP) é uma associação civil de assistência social, de fins não-econômicos e sem fins lucrativos, de natureza de direito privado, com sede e foro na Avenida Minas Gerais, 1889-Bairro Centro.

 

Artigo 2º- As atividades da Liga Acadêmica de Humanização Plantão da Palhaçada (designada LAHPP) serão realizadas:

I-No campus da Faculdade Presidente Antônio Carlos;

II- Na pediatria da Santa Casa de Misericórdia de Araguari;

III- Na Escola de Educação Infantil do bairro Novo Horizonte e do bairro São Sebastião;

IV- Na pediatria do Hospital Santo Antônio de Araguari;

V- No Asilo São Vicente de Paulo;

VI- Na Instituição Casa do Caminho;

VII- Na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais);

VIII- Em localidades previamente estabelecidas pela Diretoria da Liga Acadêmica de Humanização Plantão da Palhaçada, constituindo-se atividades de campo.

 

 

Artigo 3º- A LAHPP fundada no dia 20 de junho de 2013. A sua criação resultou da incorporação de vários acadêmicos do curso de medicina e professores com o interesse comum no estudo da humanização das práticas de saúde, bem como sua interferência social, psíquica e biológica.

 

 

Artigo 4º- A Liga Acadêmica de Humanização Plantão da Palhaçada é um órgão acadêmico constituído sem fins lucrativos, com autonomia didático-científica, administrativa, disciplinar e de gestão financeira e patrimonial.

 

 

Artigo 5º- O órgão acadêmico (LAHPP) está associado ao Diretório Acadêmico Wiliam Gebrim (DAWG) e a Coordenadoria das Ligas Acadêmicas de Medicina (C.L.A.M.), tendo a CLAM a fundação normalizadora das ligas, devendo a LAHPP submeter-se às regulamentações por este órgãos determinadas.

 

 

Artigo 6º- A LAHPP é uma liga de duração indeterminada.

 

 

CAPÍTULO II                                              

 

Dos Princípios e Finalidades

 

Artigo 7º- São os princípios e finalidades da LAHPP:

 

I- Promover o estudo das políticas de humanização da saúde;

II- Difundir a humanização da saúde na comunidade acadêmica, bem como na sociedade em geral;

III- Colocar o estudante-membro em contato mais direto com as ações em humanização da saúde, a fim de que entenda as proporções que esta alcança;

IV- Estimular a criação e adoção de ações humanizadoras no serviço de saúde;

V- Atividades Científicas: desenvolver grupos de estudo e discussões, pesquisas científicas, palestras e cursos extracurriculares relacionados aos interesses da LAHPP, sendo estes, determinados pelo cronograma organizado pela Liga;

VI- Promoção à saúde, a partir do conceito terapêutico da “Besteirologia” (Clown Care Unit);

VII- Inserção nos movimentos sociais no município de Araguari;

VIII- Prezar pela tríade: Ensino, Pesquisa e Extensão, conforme proposto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais.

 

CAPÍTULO III

 

Da Manutenção

 

 

Artigo 8º- A LAHPP manter-se-á por meio de fundos angariados através da mensalidade, por atividades por ela promovidas, por doações de pessoas físicas ou jurídicas, palestras, produtos de marketing, estando a mesma responsável pela administração do capital, pela tesouraria.

 

 

CAPÍTULO IV

 

Da Diretoria

 

 

Artigo 9º- A Liga Acadêmica de Humanização Plantão da Palhaçada é dividida em uma diretoria com:

I-Docente Coordenador Responsável (obrigatoriamente de formação médica);

II- Presidente;

III- Vice-presidente;

IV- Secretário;

V- Tesoureiro;

VI- Diretor Científico;

VII- Diretor Artístico;

VIII- Diretor de Comunicações;

IX- Diretor de Extensão.

 

Artigo 10º- O mandato da Diretoria efetiva terá duração de um ano.

 

Artigo 11º- Os membros só receberão seus certificados e sua creditação referente às atividades na Liga após o cumprimento de período mínimo de um ano, sendo que o não cumprimento resultará em perda desses direitos, salvo em caso específicos que serão analisados pelos demais membros da Liga, pela C.L.A.M. e pela FAMECS.

 

Artigo 12º- Não haverá reeleição do presidente da Liga, não o impedindo de participar como membro da mesma inclusive podendo ocupar outro cargo da Diretoria.

 

Artigo 13º- A Liga ficará responsável pela candidatura dos membros diretores, sendo compulsório o mínimo de seis meses de participação do acadêmico na Liga.

 

 

 

CAPÍTULO V

 

Dos Membros e do Funcionamento

Artigo 14º- O processo seletivo será realizado logo após cada Simpósio de Humanização e Curso Introdutório à Liga Acadêmica de Humanização Plantão da Palhaçada, anualmente.

Artigo 15º- Serão possíveis membros da LAHPP, os acadêmicos de medicina do 1º ao 12º período do respectivo curso, médicos e docentes em medicina.

Artigo 16º-Serão admitidos acadêmicos que preencherão as vagas através de um processo de seleção com base em prova escrita e prática, com data, local e conteúdo a se estabelecer e veiculados através de edital específico com no mínimo 15 dias de antecedência.

Parágrafo único: Critérios de desempate serão definidos conforme a comissão avaliadora da prova.

Artigo 17º- O Docente Coordenador, e dois membros fundadores da LAHPP, previamente escolhidos pela Diretoria são os responsáveis pela avaliação dos acadêmicos.

Artigo 18º- O acadêmico interessado deverá realizar uma inscrição prévia e pagar uma taxa de inscrição.

Artigo 19º- A seleção dos discentes dar-se-á por prova contando questões objetivas e/ou discursivas.

Artigo 20º- Todo processo de seleção não deverá demorar mais do que 2 (duas) semanas.

Artigo 21º - A quantidade máxima de participantes não deve ultrapassar o número de 20 membros.

Artigo 22º- Caso um membro seja desligado da Liga, tanto por renúncia como por razão prevista no presente estatuto, a Diretoria convocará o acadêmico que estiver na categoria de suplente segundo o processo seletivo para ingresso na Liga.

Artigo 23º- Poderão participar da LAHPP, como membros convidados, profissionais e estudantes de medicina.

Artigo 24º - Os membros deverão ter frequência, comprovada por listas de presença, de, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento). Caso contrário, serão desligados da Liga automaticamente.

CAPÍTULO VI

Do Patrimônio

Artigo 25º- Será do patrimônio da LAHPP, tudo que em nome dela, for adquirido, por transação de qualquer natureza.

 

CAPÍTULO VII

Da Conduta no Hospital

Higiene: Lavar as mãos com água e sabão ou assepsia com álcool em gel entre uma intervenção e outra. Objetos utilizados nas intervenções devem ser limpos e higienizados antes e após o contato com os pacientes.

A conduta no hospital deve seguir determinadas características especiais que este ambiente apresenta. Regras que devem ser seguida com precisão para garantir a ordem e a higiene. Sendo obrigatório:

 

- Lavar as mãos com água e sabão, manter a assepsia dos objetos lúdicos (microfone, “estetoscópio”, etc.), antes e após o contato com os pacientes.

 

- Não interferir quando os profissionais envolvidos no processo terapêutico estiverem em procedimento.

 

- Pedir autorização para entrar em cada quarto.

 

- Estar ciente de que alguns pacientes podem apresentar quadros delicados e lidar com tais situações com naturalidade.

 

- Conter a curiosidade, evitando questionar sobre a enfermidade do paciente, seja com ele ou acompanhantes.

 

- Guardar sigilo das situações e procedimentos observados.

 

- Saber que o trabalho voltado para pais e acompanhantes, enfermeiras, funcionários e médicos, é tão importante quanto aquele que é voltado ao paciente.

 

- Nunca entrar em áreas fora de atuação, nem facilitar a inserção de pessoas não autorizadas no ambiente hospitalar.

 

-Utilizar o crachá de identificação durante toda a permanência no hospital.

 

-Filmagens e fotografias serão realizadas apenas com autorização prévia dos responsáveis, feita pelo membro coordenador do grupo.

 

-Manter silêncio nos corredores e utilizar tom de voz adequado ao ambiente hospitalar.

 

-Não tocar em pacientes em isolamento ou com precauções de contato.

 

-Alimentos e guloseimas não serão oferecidos aos pacientes.

 

-Brinquedos de pano, pelúcia, papel e outros materiais não-desinfetáveis não podem ser transferidos de um paciente a outro.

 

-Os voluntários ficarão sob a responsabilidade do coordenador do grupo e serão permitidos no máximo dois visitantes por dia, com autorização prévia da diretoria da LAHPP.

 

- Os integrantes da LAHPP devem respeitar e cumprir as disposições do presente Regimento sob pena de desligamento da LAHPP.

 

CAPÍTULO VIII

Das Alterações do Estatuto

Artigo 26º- O Estatuto da LAHPP poderá ser modificado durante Assembléia dos membros da mesma. Tais modificações deverão ser transformadas em documento, constado na Ata da Liga, e apreciadas e aprovadas pela Coordenadoria das Ligas Acadêmicas Médicas (C.L.A.M.).

 

CAPÍTULO VIII

Da Dissolução

Artigo 27º- A dissolução da Liga Acadêmica de Humanização Plantão da Palhaçada ocorrerá quando tornar-se impossível sua manutenção, devido à falta de recursos; ocorrer desvio das finalidades/objetivos pelos quais foi instituída; houver impedimento legislativo; não cumprir com sua função social; ausentar-se de suas atividades no período letivo; não cumprir com as normas regimentais da C.L.A.M. e da FAMECS.

Artigo 28º- A dissolução da LAHPP deverá ser aprovada pelo C.L.A.M. que decidirá como proceder mediante o ocorrido, sendo de sua responsabilidade discutir e decidir todos os destinos relacionados à Liga dissolvida.

 

CAPÍTULO X

Das Disposições Gerais

Artigo 29º - A Liga Acadêmica de Humanização Plantão da Palhaçada deverá redigir um Relatório Anual contendo suas atividades, resultados e pontos que considerar relevantes. Esse documento será entregue à Diretoria Científica da C.L.A.M.

Artigo 30º - As atividades das LAHPP no período de férias deverão ser determinadas por cada Liga, em que os membros homologarão a melhor conduta para o não prejuízo das atividades da mesma.

Artigo 30º - Os casos não previstos neste Estatuto serão considerados omissos e sua resolução caberá unicamente à Diretoria da LAHPP em exercício, em reunião extraordinária.

 

____________________________________

Bruna Spilborghs Haun Amaral Teixeira

Diretor discente